«

»

jul
17

A parábola do trigo e do joio

GRUPO DE REFLEXÃO EM ESPIRITUALIDADE

ENCONTRO X

A parábola do trigo e do joio

Jesus lhes contou outra parábola, dizendo: “O Reino dos céus é como um homem que semeou boa semente em seu campo. 25 Mas enquanto todos dormiam, veio o seu inimigo e semeou o joio no meio do trigo e se foi. 26 Quando o trigo brotou e formou espigas, o joio também apareceu. 27 “Os servos do dono do campo dirigiram-se a ele e disseram: ‘O senhor não semeou boa semente em seu campo? Então, de onde veio o joio?’28 “ ‘Um inimigo fez isso’, respondeu ele. “Os servos lhe perguntaram: ‘O senhor quer que o tiremos?’29 “Ele respondeu: ‘Não, porque, ao tirar o joio, vocês poderão arrancar com ele o trigo. 30 Deixem que cresçamjuntos até a colheita. Então direi aos encarregados da colheita: Juntem primeiro o joio e amarrem-no em feixes para ser queimado; depois juntem o trigo e guardem-no no meu celeiro’ ”

Considerações iniciais

  1. A parábola tem o sentido alegórico do final dos tempos, embora possa, também, ser aplicada à dimensão da vida cotidiana e de nossa personalidade. O campo é o mundo, mas pode também ser nossa psique.
  2. O reino de Deus é comparado com uma colheita. V 24
  3. O joio é uma erva  venenosa que no inicio se parece com o trigo e cresce em abundância. 25,26
  4. O proprietário não tem culpa alguma. V 28
  5. O dono do campo é de opinião que os dois devem ser deixados para que cresçam juntos, 29,30

Aplicação

  1. O campo é a sociedade. Temos trigo e joio no mundo
  2. O joio assume a aparÊncia de trigo e engana a muitos. A diferença está no resultado final, ou seja, nos frutos.
  3. O princípio do mal é algo inerente à existência humana
  4. Os dois já tem destinos certos e diferentes…
  5. O campo também é nossa psiquê. Temos em nós o bem e o mal (Gl.5:16) Romanos 7. 16ss)

Conclusão: A vida é dupla: joio e trigo estão semeados em nossa experiÊncia de vida. A Bíblia nos afirma que haverá um dia de juizo, quando as duas sementes serão separadas para sempre, com o triunfo da semente de trigo.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>